A Disortografia é uma dificuldade de aprendizagem
caracterizada por a escrita apresentar as seguintes características:
- Troca de letras similares em sua sonoridade. Ex: faca/vaca, dia/tia, pata/bata;
- Confusão na escrita de sons parecidos. Ex: cortarão/cortaram;
- Adição de sílabas. Ex: telelevisão;
- Omissões de letras. Ex: tesora/tesoura;
- Separação indevida de sílabas. Ex: a gora/agora;
- Inversão de letras. Ex: mánica/máquina;
- Junção indevida de palavras. Ex: Vou comvocê.
Devido a essas dificuldades o indivíduo prepara
textos reduzidos e apresenta desinteresse para a escrita. A Disortografia não
compromete o traçado ou a grafia. Até a 2ª série é comum que as crianças façam
confusões ortográficas porque a relação com sons e palavras impressas ainda não
estão dominadas por completo.
Possíveis Causas
Considera-se
que 90% das disortografias têm como causa um atraso de linguagem ou atraso
global de desenvolvimento.
Tratamento
Depois
de uma avaliação fonoaudiológica o profissional irá traçar um plano de
tratamento para que a disortografia não se torne uma vilã na aprendizagem.
O
fonoaudiólogo poderá desenvolver um atendimento preventivo antes mesmo do
terceiro ano (antiga 2ª série). Quanto antes o tratamento com um fonoaudiólogo,
melhor será o prognóstico (melhora)!
Fonoaudióloga Tanise
Cristaldo Anhaia
0 comentários
Postar um comentário