quarta-feira, 23 de abril de 2014

Como anda o desenvolvimento da linguagem do seu filho?
Unknownquarta-feira, abril 23, 2014 0 comentários



O que observar dos 0 a 3 meses de idade?

Desenvolvimento auditivo e da linguagem:

  • Se assusta com sons fortes.
  • Reagi a voz familiar: sorri e olha.
  • Apresenta atenção ao som.
  • Conversa através do choro e reações de prazer.
  • Choro passa a ser diferenciado (choro de fome é diferente do choro de dor). Vocalizações apresentam variação quanto à altura e duração.

O que fazer?

  • Teste da orelhinha.
  • Converse com o seu bebê nas atividades da vida diária, como no momento do banho, da alimentação, da troca de fraldas.
  • Use uma fala simples, concreta, com bastante entonação e expressão facial.
  • Responda as vocalizações e balbucios (converse, olhe, toque, sorria). 
O que observar dos 3 a 6 meses de idade? 


Desenvolvimento auditivo e da linguagem:

  • Reage à fala humana: sorri, olha, vocaliza.
  • Apresenta atenção ao som. 
  • Emite respostas vocais à fala de outros e começa a balbuciar.
  • Começa a imitar os sons feitos por outras pessoas e suas produções linguísticas lhe dão prazer. 

O que fazer?

  • Mostre prazer e interesse pela comunicação com ele.
  • Use fala simples, concreta, com bastante entonação e expressão facial.

O que observar dos 6 a 9 meses de idade? 

Desenvolvimento auditivo e da linguagem:

  • Reage quando chamado pelo nome. 
  • Imita sons da fala (Achou! Cut Cut!), ou outros sons (tosse, sons da língua). 

O que fazer?

  • Pronuncie adequadamente as palavras, seu bebê precisa de modelos corretos de fala.
  • Brincadeira de esconde-esconde com paninhos, utilizando o adulto ou objetos interessantes. 

O que observar dos 9 a 12 meses de idade? 

Desenvolvimento auditivo e da linguagem:

  • Localiza o som com respostas rápidas e precisas.
  • Atende a imperativos rotineiros acompanhados de gestos ("joga beijo", "dá tchau").
  • Utiliza gestos (aponta) para o que deseja (combinação de sons e gestos).
  • Repete sons emitidos pelos outros.
O que fazer?
  • Estimule conversas em turnos, fale e aguarde o bebê balbuciar.  
O que observar dos 12 a 18 meses de idade?

Desenvolvimento auditivo e da linguagem:

  • Identifica partes do corpo.
  • Demonstra-se atento para as situações de comunicação.
  • Imite palavras isoladas com significado: "papá", "mamá", "dá", "qué".
  • Apresenta intenção comunicativa mesmo com limitada estrutura linguística.
  • Produz onomatopeias (auau, miau, bibi).
O que fazer?
  • Estimule a nomeação das partes do corpo, principalmente durante o banho e na hora de vestir.
  • Estimule jogos de imitação. 
O que observar dos 24 a 30 meses de idade? 

Desenvolvimento auditivo e da linguagem:

  • Refere-se a si mesmo pelo nome;
  • Consegue montar uma frase com pelo menos metade das palavras corretas;
  • Tem um vocabulário de 50 palavras ou mais, formando frases de duas ou três palavras;
  • Responde com "sim" ou "não" a situações comuns do lar;
  • Conta até dois.
O que fazer?

  • Leia livros ilustrados e chamativos.
  • Ouça músicas, cantem juntos.
  • Escute-o com atenção (evitar "não te entendo").
  • Dê a oportunidade de usar palavras novas (deixe-o completar uma frase: "Vamos comprar uma ..."). 
O que observar dos 30 a 36 meses de idade? 

Desenvolvimento auditivo e da linguagem:

  • Forma sentenças longas mesmo que com palavras mal pronunciadas;
  • Faz perguntas;
  • Começa a entender o significado de "dentro", "embaixo" e "fora";
  • Distingue comprido/curto;
  • Reconhece cores.
O que fazer?

  • Cuidado com o que você conversa perto da criança. Quando achamos que eles estão entretidos com seus brinquedos e não estão prestando atenção na conversa dos adultos, nos surpreendemos com coisas que eles dizem e nem suspeitávamos que sabiam.
  • A participação da criança nas tarefas do dia a dia é importante. Peça sua opinião na hora de se vestir. Ela já se sente vaidosa e vai adorar escolher o que usar. Mas mostre apenas duas opções para não confundir o pequeno e veja qual a sua preferida.
  • Tenha paciência para responder às milhares de perguntas de seu filho e faça também algumas perguntas que ele mesmo possa responder. Esse jogo motiva e incentiva a inteligência da criança. (http://www.desenvolvimentodobebe.com.br/como-estimular-um-bebe-de-dois-anos-e-meio/)

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Categoria:
Jaqueline Moretto Fonoaudióloga CRFa 7299 RS-Especialista em Audiologia-Doutoranda em Ciencias Biomédicas

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