sexta-feira, 25 de abril de 2014

Desordem Temporomandibular (DTM)
Unknownsexta-feira, abril 25, 2014 0 comentários



A mandíbula é o único osso móvel da nossa face, sendo articulado com o osso temporal, formando a  Articulação Temporomandibular. Esta articulação é a responsável pela abertura e fechamento da cavidade oral (boca). Chamamos de Desordem Temporomandibular (DTM) as alterações nesta área que podem ocorrer por diversos motivos, entre eles:  alterações oclusais e dentárias, alterações posturais cervicais, alterações mastigatórias e traumatismos. 


Quais os sintomas? 

Dores de cabeça, de ouvido ou na região da mandíbula, estalos, cansaço e/ ou sensibilidade alterada ao falarmos ou mastigarmos. 
Entretanto, por estar em contato com outras áreas da face, podemos perceber algum sintoma indireto: dor de ouvido, dores no pescoço e também pode afetar a qualidade do sono. Algumas vezes não identificamos com precisão a DTM pois a dor é irradiada podendo espalhar-se para outras regiões


As alterações ósseas afetam a musculatura e vice versa. Por isso, a solução para a Desordem Temporomandibular envolve o trabalho de vários profissionais da saúde que procuram adequar a estrutura óssea envolvida e minimizar a dor e os efeitos no sono.


Como a Fonoaudiologia pode auxiliar? 

A fonoaudiologia trabalha promovendo o equilíbrio da musculatura e das funções envolvidas na mastigação, na fala e no repouso lingual, através de técnicas que visam a educação da postura oral e a educação funcional.

Fonoaudióloga Cassandra Cunha - CRFa SC 6772.

Fonoaudióloga Jaqueline Moretto dos Santos - CRFa RS 7299.

Curta: https://www.facebook.com/clinicatratto



Categoria:
Jaqueline Moretto Fonoaudióloga CRFa 7299 RS-Especialista em Audiologia-Doutoranda em Ciencias Biomédicas

0 comentários

Postar um comentário