quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Dia de Atenção ao Respirador Oral
Unknownquinta-feira, agosto 14, 2014 0 comentários


A respiração nasal é muito importante pois favorece a filtragem, umidificação e aquecimento do ar.  Por esse motivo, a síndrome do respirador oral trata-se de um problema de saúde pública e, de acordo com a OMS, estima-se que esta patologia atinja 30% das crianças brasileiras.
Os sintomas mais comuns são: narinas entupidas, desconforto na garganta e voz nasalada, alterações dentárias e dificuldades de fala.
Entre as causas, podemos citar: rinites alérgicas e o aumento das amígdalas (localizadas na garganta) e adenoides (também conhecidas como carne esponjosa). Outras causas são as inflamatórias (sinusite), infecciosas e alterações anatômicas (desvio de septo).
Este hábito de respirar pela boca, pode, ao longo do tempo, provocar flacidez dos músculos faciais, lábios e língua, alterações na postura corporal, deformidades faciais, insuficiência respiratória, má oclusão dentária, cansaço frequente, boca seca, mau hálito, falta de apetite e noites mal dormidas.
A dificuldade ou a impossibilidade de respirar pelo nariz dever ser investigada e tratada, tendo em vista que pode trazer inúmeras consequências a saúde geral, à qualidade de vida e o desenvolvimento infantil global.

Fonoaudióloga Jaqueline Moretto
Categoria:
Jaqueline Moretto Fonoaudióloga CRFa 7299 RS-Especialista em Audiologia-Doutoranda em Ciencias Biomédicas

0 comentários

Postar um comentário