O que é?
Dislexia
é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura,
Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo
Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de
interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com
acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da
leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos
disléxicos.
Quem
pode ser afetado?
A
dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação,
condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela pode atingir igualmente
pessoas das raças branca, negra ou amarela, ricas e pobres, famosas ou
anônimas, pessoas inteligentes ou aquelas mais limitadas.
Qual a causa?
A
dislexia tem sido relacionada a fatores genéticos, acometendo pacientes que
tenham familiares com problemas fonológicos, mesmo que não apresentem dislexia.
As alterações ocorreriam em um gene do cromossomo 6 . A dislexia, em nível
cognitivo- lingüístico, reflete um déficit no componente específico da
linguagem, o módulo fonológico, implicado no processamento dos sons da fala.
Uma criança que tenha um genitor disléxico apresenta um risco importante de
apresentar dislexia, sendo que 23 a 65 % delas apresenta o distúrbio.
Um
gene recentemente relacionado com a dislexia é chamado de DCDC2. Segundo o Dr.
Jeffrey R. Gruen, geneticista da Universidade de Yale, Estados Unidos, ele é
ativo nos centros da leitura do cérebro humano.
Outro
gene, chamado Robo1, descoberto por Juha Kere, professor de genética molecular
do Instituto Karolinska de Estocolmo, é um gene de desenvolvimento que guia
conexões, chamadas axônios, entre os dois hemisférios do cérebro.
Pesquisadores
dizem que um teste genético para a dislexia pode estar disponível dentro de um
ano. Crianças de famílias que têm história da dislexia poderão ser testadas. Se
as crianças tiverem o risco genético, elas podem ser colocadas em programas
precoces de intervenção.
Sinais de
dislexia:
ALFABETIZAÇÃO
* Dificuldades na fala;
* Dificuldades para aprender o alfabeto;
* Dificuldade para planejamento e execução motora de letras e números;
* Dificuldade na preensão do lápis;
* Dificuldade em separar e sequenciar sons. ex: pato;
* Dificuldade em rimas;
* Dificuldade em discriminar fonemas de sons semelhantes t/d g/j p/b;
* Dificuldade na diferenciação de letras com orientação espacial b/d d/p n/u
m/u;
* Dificuldade em Orientação Temporal (ontem, hoje e amanhã).
A
PARTIR DOS 7 ANOS DE IDADE
* Nomeação e memória de trabalho prejudicada;
* Lentidão ao fazer os deveres escolares;
* Reclama que ler é muito difícil;
* Apresenta omissão de letras cavalo/ caalo;
* Memoriza o texto sem compreendê-lo;
* Dificuldade em planejar, organizar e conseguir terminar as tarefas dentro do
tempo;
* Nível de leitura abaixo do esperado para sua série e idade;
* Dificuldade para soletrar as palavras;
* Dificuldade para copiar do quadro;
* Letra feia;
* Dificuldade com a percepção espacial;
* Confunde direita, esquerda, em cima, em baixo; na frente, atrás;
* Troca de palavras;
* Tolerância muito alta ou muito baixa a dor;
* Dificuldade de soletração e leitura;
* Inventa, acrescenta ou omite palavras ao ler e ao escrever, etc;
ENTRE
7 E 12 ANOS
* Comete erros ao pronunciar palavras longas ou complicadas ?;
* Confunde palavras de sonoridade semelhante, como “tomate” e “tapete”, “loção”
e “canção”;
* Utiliza excessivamente palavras vagas como “coisa”;
* Tem dificuldade para memorizar datas, nomes ou números de telefone;
* Pula partes de palavras quando estas tem muitas sílabas;
* Costuma substituir palavras difíceis por outras mais simples quando lê em voz
alta; por exemplo, lê carro ao invés de “automóvel”;
* Comete muitos erros de ortografia;
* Escreve de forma confusa;
* Não consegue terminar as provas de sala-de-aula;
* Sente muito medo de ler em voz alta.
A
PARTIR DOS 12 ANOS
* Comete erros na pronúncia de palavras longas ou complicadas;
*
Seu nível de leitura está abaixo de seus colegas de sala de aula;
*
Inverte a ordem das letras, ex: “bolo” por “lobo”, “lago”
por “logo”;
*
Tem dificuldades em soletrar palavras? Soletra a mesma palavra de formas
diferentes numa mesma página;
*
Lê muito devagar;
*
Evita ler e escrever;
*
Tem dificuldade em resolver problemas de matemática que requeiram leitura;
*
Tem muita dificuldade em aprender uma língua estrangeira;
*
Dificuldade em planejar e fazer redações.
Prevenção
e Tratamento
A
prevenção e o tratamento demandam atenção multidisciplinar. Entre os
profissionais envolvidos no atendimento ao disléxico está o fonoaudiólogo. Ele
é justamente a pessoa habilitada a trabalhar as dificuldades em associar os
sons da fala, os fonemas, e as letras correspondentes.
Bibliografia:
ABD.
Associação Brasileira de Dislexia. Disponível em: <http://www.dislexia.org.br>.
HOUT, Anne Van; EISTENNE, Françoise. Dislexias: descrição,
avaliação, explicação, tratamento. 2.ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.
IANHEZ,
Maria Eugênia; NICO, Maria Ângela. Nem sempre é o que parece: como enfrentar a
dislexia e os fracassos escolares. 2ª ed. Rio de Janeiro. Alegro, 2010.
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