Muito usada em nossa cultura, e muitas vezes incentivada pelos familiares, aparece a sucção da chupeta (bico) ou a sucção digital (chupar o dedo).
Mais tarde a sucção pode apresentar-se como um hábito vicioso, causando angústia nos pais e nas próprias crianças no momento em que se faz necessário à retirada da chupeta.
Os efeitos nocivos do uso prolongado da chupeta:
- Deformidades nos dentes e nas posições dos dentes;
- Evita que a língua permaneça na posição correta, causando alterações da deglutição (ato de engolir);
- A criança fica impedida de desenvolver sua linguagem oral, tanto no nível articulatório (movimentação de língua e lábios), quanto ao nível de linguagem (aprendizado), pois é bastante difícil compreender o que uma criança fala com a chupeta na boca.
Na prática clínica observamos que um bom momento é até os dois anos quando a criança e os pais passarão por este momento sem maiores angústias.
Observamos também que a retirada do hábito vicioso da sucção deve ser gradual e sem data marcada (Papai Noel, aniversario,...) permitindo o uso da chupeta para dormir e retirando tão logo a criança tenha adormecido. Durante o resto do dia, podemos conversar com a criança sobre os efeitos prejudiciais deste hábito. Com carinho e muito diálogo, pais e filhos podem superar este momento.
0 comentários
Postar um comentário