O que observar dos 0 a 3
meses de idade?
Desenvolvimento auditivo e da linguagem:
- Se assusta com sons fortes.
- Reagi a voz familiar: sorri e olha.
- Apresenta atenção ao som.
- Conversa através do choro e reações de prazer.
- Choro passa a ser diferenciado (choro de fome é diferente do choro de dor). Vocalizações apresentam variação quanto à altura e duração.
O que fazer?
- Teste da orelhinha.
- Converse com o seu bebê nas atividades da vida diária, como no momento do banho, da alimentação, da troca de fraldas.
- Use uma fala simples, concreta, com bastante entonação e expressão facial.
- Responda as vocalizações e balbucios (converse, olhe, toque, sorria).
Desenvolvimento auditivo e da linguagem:
O que observar dos 6 a 9 meses de idade?
- Reage à fala humana: sorri, olha, vocaliza.
- Apresenta atenção ao som.
- Emite respostas vocais à fala de outros e começa a balbuciar.
- Começa a imitar os sons feitos por outras pessoas e suas produções linguísticas lhe dão prazer.
O que fazer?
- Mostre prazer e interesse pela comunicação com ele.
- Use fala simples, concreta, com bastante entonação e expressão facial.
O que observar dos 6 a 9 meses de idade?
Desenvolvimento auditivo e da linguagem:
- Reage quando chamado pelo nome.
- Imita sons da fala (Achou! Cut Cut!), ou outros sons (tosse, sons da língua).
O que fazer?
- Pronuncie adequadamente as palavras, seu bebê precisa de modelos corretos de fala.
- Brincadeira de esconde-esconde com paninhos, utilizando o adulto ou objetos interessantes.
O que observar dos 9 a 12 meses de idade?
- Localiza o som com respostas rápidas e precisas.
- Atende a imperativos rotineiros acompanhados de gestos ("joga beijo", "dá tchau").
- Utiliza gestos (aponta) para o que deseja (combinação de sons e gestos).
- Repete sons emitidos pelos outros.
O que fazer?
- Estimule conversas em turnos, fale e aguarde o bebê balbuciar.
Desenvolvimento auditivo e da linguagem:
- Identifica partes do corpo.
- Demonstra-se atento para as situações de comunicação.
- Imite palavras isoladas com significado: "papá", "mamá", "dá", "qué".
- Apresenta intenção comunicativa mesmo com limitada estrutura linguística.
- Produz onomatopeias (auau, miau, bibi).
- Estimule a nomeação das partes do corpo, principalmente durante o banho e na hora de vestir.
- Estimule jogos de imitação.
- Refere-se a si mesmo pelo nome;
- Consegue montar uma frase com pelo menos metade das palavras corretas;
- Tem um vocabulário de 50 palavras ou mais, formando frases de duas ou três palavras;
- Responde com "sim" ou "não" a situações comuns do lar;
- Conta até dois.
- Leia livros ilustrados e chamativos.
- Ouça músicas, cantem juntos.
- Escute-o com atenção (evitar "não te entendo").
- Dê a oportunidade de usar palavras novas (deixe-o completar uma frase: "Vamos comprar uma ...").
- Forma sentenças longas mesmo que com palavras mal pronunciadas;
- Faz perguntas;
- Começa a entender o significado de "dentro", "embaixo" e "fora";
- Distingue comprido/curto;
- Reconhece cores.
O que fazer?
- Cuidado com o que você conversa perto da criança. Quando achamos que eles estão entretidos com seus brinquedos e não estão prestando atenção na conversa dos adultos, nos surpreendemos com coisas que eles dizem e nem suspeitávamos que sabiam.
- A participação da criança nas tarefas do dia a dia é importante. Peça sua opinião na hora de se vestir. Ela já se sente vaidosa e vai adorar escolher o que usar. Mas mostre apenas duas opções para não confundir o pequeno e veja qual a sua preferida.
- Tenha paciência para responder às milhares de perguntas de seu filho e faça também algumas perguntas que ele mesmo possa responder. Esse jogo motiva e incentiva a inteligência da criança. (http://www.desenvolvimentodobebe.com.br/como-estimular-um-bebe-de-dois-anos-e-meio/)
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