terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dislexia
Unknownterça-feira, setembro 30, 2014 0 comentários


O que é?

Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.

Quem pode ser afetado?

A dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela pode atingir igualmente pessoas das raças branca, negra ou amarela, ricas e pobres, famosas ou anônimas, pessoas inteligentes ou aquelas mais limitadas.

Qual a causa?


A dislexia tem sido relacionada a fatores genéticos, acometendo pacientes que tenham familiares com problemas fonológicos, mesmo que não apresentem dislexia. As alterações ocorreriam em um gene do cromossomo 6 . A dislexia, em nível cognitivo- lingüístico, reflete um déficit no componente específico da linguagem, o módulo fonológico, implicado no processamento dos sons da fala. Uma criança que tenha um genitor disléxico apresenta um risco importante de apresentar dislexia, sendo que 23 a 65 % delas apresenta o distúrbio.

Um gene recentemente relacionado com a dislexia é chamado de DCDC2. Segundo o Dr. Jeffrey R. Gruen, geneticista da Universidade de Yale, Estados Unidos, ele é ativo nos centros da leitura do cérebro humano.

Outro gene, chamado Robo1, descoberto por Juha Kere, professor de genética molecular do Instituto Karolinska de Estocolmo, é um gene de desenvolvimento que guia conexões, chamadas axônios, entre os dois hemisférios do cérebro.

Pesquisadores dizem que um teste genético para a dislexia pode estar disponível dentro de um ano. Crianças de famílias que têm história da dislexia poderão ser testadas. Se as crianças tiverem o risco genético, elas podem ser colocadas em programas precoces de intervenção.

Sinais de dislexia:


ALFABETIZAÇÃO
* Dificuldades na fala;
* Dificuldades para aprender o alfabeto;
* Dificuldade para planejamento e execução motora de letras e números;
* Dificuldade na preensão do lápis;
* Dificuldade em separar e sequenciar sons. ex: pato;
* Dificuldade em rimas;
* Dificuldade em discriminar fonemas de sons semelhantes t/d g/j p/b;
* Dificuldade na diferenciação de letras com orientação espacial b/d d/p n/u m/u;
* Dificuldade em Orientação Temporal (ontem, hoje e amanhã).


A PARTIR DOS 7 ANOS DE IDADE
* Nomeação e memória de trabalho prejudicada;
* Lentidão ao fazer os deveres escolares;
* Reclama que ler é muito difícil;
* Apresenta omissão de letras cavalo/ caalo;
* Memoriza o texto sem compreendê-lo;
* Dificuldade em planejar, organizar e conseguir terminar as tarefas dentro do tempo;
* Nível de leitura abaixo do esperado para sua série e idade;
* Dificuldade para soletrar as palavras;
* Dificuldade para copiar do quadro;
* Letra feia;
* Dificuldade com a percepção espacial;
* Confunde direita, esquerda, em cima, em baixo; na frente, atrás;
* Troca de palavras;
* Tolerância muito alta ou muito baixa a dor;
* Dificuldade de soletração e leitura;
* Inventa, acrescenta ou omite palavras ao ler e ao escrever, etc;


ENTRE 7 E 12 ANOS
* Comete erros ao pronunciar palavras longas ou complicadas ?;
* Confunde palavras de sonoridade semelhante, como “tomate” e “tapete”, “loção” e “canção”;
* Utiliza excessivamente palavras vagas como “coisa”;
* Tem dificuldade para memorizar datas, nomes ou números de telefone;
* Pula partes de palavras quando estas tem muitas sílabas;
* Costuma substituir palavras difíceis por outras mais simples quando lê em voz alta; por exemplo, lê carro ao invés de “automóvel”;
* Comete muitos erros de ortografia;
* Escreve de forma confusa;
* Não consegue terminar as provas de sala-de-aula;
* Sente muito medo de ler em voz alta.


A PARTIR DOS 12 ANOS
* Comete erros na pronúncia de palavras longas ou complicadas;

* Seu nível de leitura está abaixo de seus colegas de sala de aula;
* Inverte a ordem das letras, ex: “bolo” por “lobo”, “lago” por “logo”;
* Tem dificuldades em soletrar palavras? Soletra a mesma palavra de formas diferentes numa mesma página;
* Lê muito devagar;
* Evita ler e escrever;
* Tem dificuldade em resolver problemas de matemática que requeiram leitura;
* Tem muita dificuldade em aprender uma língua estrangeira;
* Dificuldade em planejar e fazer redações.

Prevenção e Tratamento

A prevenção e o tratamento demandam atenção multidisciplinar. Entre os profissionais envolvidos no atendimento ao disléxico está o fonoaudiólogo. Ele é justamente a pessoa habilitada a trabalhar as dificuldades em associar os sons da fala, os fonemas, e as letras correspondentes.

Bibliografia:
ABD. Associação Brasileira de Dislexia. Disponível em: <http://www.dislexia.org.br>.
HOUT, Anne Van; EISTENNE, Françoise. Dislexias: descrição, avaliação, explicação, tratamento. 2.ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

IANHEZ, Maria Eugênia; NICO, Maria Ângela. Nem sempre é o que parece: como enfrentar a dislexia e os fracassos escolares. 2ª ed. Rio de Janeiro. Alegro, 2010.
Categoria:
Jaqueline Moretto Fonoaudióloga CRFa 7299 RS-Especialista em Audiologia-Doutoranda em Ciencias Biomédicas

0 comentários

Postar um comentário